A pré-escola na América

Como aqui os estados e seus condados tem muita autonomia, fica difícil generalizar e dizer que o sistema é igual no país inteiro.

Aqui em  Virginia só há pré-escola gratuita para crianças carentes. Tem um programa chamado Head Start e eu até fui voluntária em uma escola (Bells Mills Elementary) em Maryland, para um matéria que fazia no Montgomery College, em 1984.  Gostei tanto que mesmo depois de ter terminado o curso, fiquei sendo voluntária.

Meu Filhote ficou em casa até os 4 anos e meio por vários motivos. Eu sempre trabalhei part-time, então não tinha porque pagar uma creche e depois uma escola tempo integral. Não queria expô-lo ao inglês, nem a comida americana. Quanto a língua, não funcionou muito porque ele acabou vendo televisão e aprendeu inglês. Com a comida foi melhor, já que esse hábito de peanut butter and jelly sandwiches, nuggets e macaronni and cheese veio bem mais tarde e muito esporadicamente.

Para pais com uma renda mais alta, há a opção das escolas particulares ou das escolas associadas a alguma igreja.A segunda opção é, normalmente, mais barata e não há exigência alguma que os pais sejam religiosos.

Essa foi a opção que fiz. Já conhecia uma família que tinha a filha lá e gostei dos princípios, localização, horário e preço. Então meu Filhote frenquentou a pré-escola por um ano. Três vezes por semana, com aulas de música e várias excursões e shows. A classe com 16 alunos tinha 1 professora e 2 ajudantes. Não era hegemônica e tinha crianças vietnamitas e brasileiras, trazendo diversidade cultural. A diretora era uma pessoa dinâmica e carinhosa.

Lá Filhote aprendeu a esperar, a se tornar mais independente, a participar de atividades em grupo, a respeitar diferenças o que sei que vai ser muito útil agora que ele vai para o kindergarten.

Semana passada  fomos conhecer a sala de aula e a professora e sua ajudante. Ambas me transmitiram entusiasmo e recepção a crianças que falam outros idiomas em casa.  A escola fica a 5 mintutos aqui de casa e poderei levá-lo e buscá-lo a pé.

Amanhã será o primeiro dia dos 12 anos que ele terá pela frente. Que as minhas escolhas venham a ajudar o futuro do meu amor.

15 Responses to “A pré-escola na América”


  1. 1 Maria 20/09/2009 às 7:20 PM

    Ai Isabella! E’ emocionante e ao mesmo tempo assustador nao? Tanta coisa que ele tem pela frente agora!!!!!!!! Vou torcer muito para que ele ADORE a nova escola e seja muito feliz com os novos amiguinhos.

    Poxa vida, daqui a pouco vai ser minha vez de mandar meu pequerrucho para a escola aqui. Acho que o fato de nao termos experimentado a educacao fundamental aqui deixa-nos meio inseguras, pelo menos a mim.

    Um beijo muito grande para vcs e tudo de bom na nova empreitada do seu filhote!

  2. 3 Cíntia 16/09/2009 às 4:39 PM

    Olá!!

    Hoje meu blog completa seu 1º ano!!

    Tantas coisas boas, tantas emoções e tantos laços de amizade!!

    Agradeço a Deus e à vocÊ, pelo carinho e respeito e por sempre passar no meu cantinho deixando ele mais alegre e florido!!

    Mil beijos

  3. 4 elena 12/09/2009 às 7:27 PM

    Isabella,
    ja vi esse filme antes. Protogonistas ME e meus filhos. Tanto aqui quanto no Brasil onde eles viveram até os 12 anos de idade estudando na EAB.
    A gente se preocupa um pouco, mas no fim dar tudo certo e as cianças belingues sempre ganham, podes crer. Voce pode aé mudar pra França ou outro pais, q ue eles dominam todas as linguas e costumes. As cabecinhas deles estao a mil, nessa idade.
    bjs


Deixe uma resposta

A La Carte Paper Solutions

TWITTER – O ANDA ACONTECENDO NO MEU ATELIE?

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

E HOJE É DIA…

setembro 2009
S T Q Q S S D
« ago   out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

QUEM ANDA COMENTANDO NO TQG:

bellavida em Eu era feliz e sabia : )
Odila Nunes em Eu era feliz e sabia : )
lovetz.org em Calcinha Exocet
Carla Cristina. em Maria sem vergonha!
Sandra mendonça em Crocs upgrade!

O QUE MAIS CLICAM NO TQG!

TQG STATS:

  • 227,103 já clicaram aqui desde abril de 2007!

TQG POR MÊS/ANO!

CATEGORIAS TQG:


