Julie & Julia: bon appetit!

O filme me encantou por vários motivos! Sou blogueira, gosto de cozinhar, gosto de livros de receitas, enfim…

Gosto de filmes biográficos.  Eu já tinha ouvido falar na Julia Child mas não sabia detalhes. Ela resolveu aprender a cozinhar para aproveitar melhor seu tempo em Paris. Formou-se no Le Cordon Bleu. Não sei se foi a primeira mulher mas era a única da turma. Se deu conta que não haviam livros de culinária francesa em inglês e resolveu adaptar as receitas para as americanas que (já) não tinham ajuda doméstica nos anos 30, 40. Não aprendeu francês mas soube aproveitar muito bem seus anos na França.  Teve o apoio incondicional do marido.  Não fica claro o porquê deles não poderem ter tido filhos mas fica claro como isso deixou a Julia Child muito triste…

A Julie Powell é uma mulher casada, nos dias de hoje, morando em Queens (NY) com o marido. Frustrada com o trabalho resolve criar um blog pra contar sua saga em testar TODAS as receitas da Julia Child, por quem ela tem uma admiração enorme.

Tanto o livro da Julia Child como o blog da Julie Powell as tornam famosas. Um livro de receitas as une. O primeiro livro da Julia Child foi datilografado por ela própria (com papel carbono!) e o blog da Julie Powel foi criado pelo marido (essa eu não entendi…)  e ela começou a postar, sem pretensões. Uma mesma forma de comunicação, a escrita, em mídias diferentes.

O paralelo da Julia cozinhando sem as facilidades dos dias de hoje e a Julie cozinhando numa cozinha pequena e sem conforto é incrível! Ambas amam comer bem e cozinham por prazer então (quase) tudo dá certo.

Meryl Streep está maravilhosa no papel. Não é tão cheinha como a Julia Childs mas transmite toda a energia da mulher determinada. Só não entendi porque a Julia Child fumava tanto… Deve ser a época. Fumava até enquanto comia…

O cuidado com a produção é incrível! Os figurinos, a fotografia, os diálogos.

Fui sozinha ver o filme e me sentei entre duas mulheres que, com certeza, gostaram muito do filme que, btw, foi aplaudido. Do cinema fui a Barnes & Nobles procurar os livros de receita mas não sei se por causa do filme, não tinha nenhum dos mais famosos dela…

Para minha grata surpresa, o Museu de História Americana do Smithsonian, tem a cozinha da Julia Child em uma de suas exibições. Vejam fotos abaixo.

Os livros escritos por Julia Child (da Wikipedia):

Julie Powell

7 Responses to “Julie & Julia: bon appetit!”


  1. 1 APC 04/02/2010 às 8:48 PM

    Fumava porque fumava! Lol Porque era uma mulher emancipada e muito viajada (passara anos na China, onde conheceu o marido) e não ficaria mal vista por isso naquela época. Talvez fosse isto.
    Ou talvez não!🙂
    Quanto ao blog da Julie, não foi exactamente o marido que o criou, antes ajudou (assim me pareceu, no filme). É natural… Cada amigo, companheiro, seja o que for, ajuda como e quando seja necessário, e assim como o marido da Child a terá ajudado de outras formas – e ela a ele, e etecéteras – este fez o que podia e sabia quando a necessidade surgiu. As histórias não tinham que ser coincidentes ao centésimo, perdiam veracidade!🙂

    Beijinhos

  2. 2 elena 06/09/2009 às 2:54 AM

    Assisti esse filme e gostei muito. Temos o primeiro livro que ela lançou que alias pertenceu a minha sogra e que alias ácho que é a primeira edicao do livro. Meu marido vai fazer o beef bourgounhon (é assim que se escre???) da receita desse livro, na segunda feira. Ele adora a Julia Child.
    bjs,
    me

    • 3 bellavida 06/09/2009 às 3:13 PM

      Que bom que vc gostou, Elena! E que máximo vc ter a 1a edição do livro!

      Eu gosto muito de fazer beef bourguignon mas não sei qual é a diferença da receita da Julia Child para a receita francesa que tenho. Vou averiguar!

      bjs

  3. 4 Cheers! Fla 30/08/2009 às 9:38 PM

    Ai q legal, vi rapidinho uma chamada na tv, mas nao sabia sobre o que era, nem prestei atencao.

    bjs


Deixe uma resposta

A La Carte Paper Solutions

TWITTER – O ANDA ACONTECENDO NO MEU ATELIE?

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

E HOJE É DIA…

agosto 2009
S T Q Q S S D
« jul   set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

QUEM ANDA COMENTANDO NO TQG:

bellavida em Eu era feliz e sabia : )
Odila Nunes em Eu era feliz e sabia : )
lovetz.org em Calcinha Exocet
Carla Cristina. em Maria sem vergonha!
Sandra mendonça em Crocs upgrade!

O QUE MAIS CLICAM NO TQG!

TQG STATS:

  • 227,091 já clicaram aqui desde abril de 2007!

TQG POR MÊS/ANO!

CATEGORIAS TQG:


