Colorism e Racial profiling

Desde o dia 12 de julho, quando li esse artigo sobre colorism no Washington Post, fiquei pensado como gostaria de abordar esse assunto.

Desde então houve a reunião dos 100 anos da NAACP (National Association for the Advancement of Colored People), onde iriam discutir se o leque deveria ser extendido aos latinos. Com Obama eleito primeiro presidente negro, o papel da associação estaria cumprido? Clique aqui para ler a matéria, em inglês.

Houve o incidente com o professor de Harvard e o policial em Cambridge, MA. Obama  foi comentar sobre o assunto e acabou colocando mais lenha na fogueira… Agora os três vão se encontrar na Casa Branca para conversarem.

Uns dias antes, várias crianças negras tiveram acesso proibido a uma piscina, na Philadelphia. Leia aqui, em inglês.

Enfim, eu não conhecia o termo colorism. Que quer dizer que quem tem um tom de pele mais claro está sobre vantagem sobre quem tem um tom mais escuro…

Enquanto eu me bronzeio, Michael Jackson queria ser branco…

Assim como fabricantes de maquiagem “branqueiam” modelos de tom de pele mais escuro. A L’Oreal é conhecida por isso.

Já o racial profiling, na minha opinião, não fica só no tom de pele. A quantidade de reações que já tive quando digo que sou brasileira.

But you are not black! Essa foi de um russo.

Pero tu és rubia… Essa recebo muito de nossos vizinhos hispânicos.

Quando não é piada infame de loura burra…

E até por estar grávida já me senti discriminada… Na verdade eu fui. Ainda bem que não fiquei calada!

Também já me disseram que não tenho perfil de quem trabalha num depto. de informática… Whatever that means…

Anyway, são tantos os inputs que nos levam a discriminar ou pre-julgar as pessoas… Tenho tentado fazer um exercício de aceitação e entendimento enormes. Porque vivo numa cidade que se houve várias línguas numa mesma esquina. Num país onde os hispanos já estão deixando de ser minoria. Venho de um país que gosta de se intitular amigável, não racista, quando sabemos muito bem que não é assim. Elevador de serviço? Exigência de foto e “boa aparência” em processos de emprego? Por favor!

Acho o debate sempre inportante!

O que vocês acham?

patinhosImagem

8 Responses to “Colorism e Racial profiling”


  1. 1 Dani 31/07/2009 às 3:13 PM

    Isa,
    Já ouvi comentários engraçados, mas muitas vezes genuínos e sem maldade quando digo as pessoas que sou brasileira — como assim, você não tem sotaque?!, puxa, mas você é branca e sardenta?! Não interpreto como racismo, mas como supresa… Eu vejo os dois lados da moeda, já que sou a única não-negra trabalhando no meu departamento. Sei que recismo existe, discriminação idem, mas não perco um segundo do meu dia me preocupando com isto. Nem quando a minha chefe fica enchendo meu saco com esta história de “minority woman”, que eu sou e ela também é.
    Pra te dizer a verdade, depois de anos estudando e trabalhando no Brasil, no Reino Unido e nos EUA, a única vez que senti preconceito foi num jantar oficial, organizado e oferecido por mim, ao conversar com — pasme! — um diplomata brasileiro em Londres! O cara era um idiota! Ignorância não escolhe nem raça, nem sexo, nem nacionalidade.
    Bjs

  2. 2 helo 29/07/2009 às 1:30 PM

    olá! bom, aqui em londres tbem as pessoas nao acreditam q sou brasileira, pq sou clarinha dos olhos verdes…. ridiculo né???


Deixe uma resposta

A La Carte Paper Solutions

TWITTER – O ANDA ACONTECENDO NO MEU ATELIE?

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

E HOJE É DIA…

julho 2009
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

QUEM ANDA COMENTANDO NO TQG:

bellavida em Eu era feliz e sabia : )
Odila Nunes em Eu era feliz e sabia : )
lovetz.org em Calcinha Exocet
Carla Cristina. em Maria sem vergonha!
Sandra mendonça em Crocs upgrade!

O QUE MAIS CLICAM NO TQG!

TQG STATS:

  • 227,091 já clicaram aqui desde abril de 2007!

TQG POR MÊS/ANO!

CATEGORIAS TQG:


