Vamos lá!

O que é um blog, blogar, postar, ser blogueira, blogosfera?

Blog* é como um diário virtual. Cria-se uma página no WordPress, no Blogger, no Typepad, to name a few. Pode ser profissional, pode ser pessoal, acho que pode ser os dois. Eu tenho um de cada. Trato de assuntos pessoais aqui no TQG  e deixo os profissionais para o Faça  Festa. Pode-se receber comentários e respondê-los, para criar uma interação e fazer amizades mas nada é imposto, fica a critério do blogueiro*. Que nada mais é do que quem bloga. Postar é escrever no blog. Provavelmente veio de to post. Blogosfera* é o mundo dos blogs. É a comunidade que escreve e/ou lê blogs. Essa comunidade é flutuante. Tem gente que comenta sempre, que procura conhecer pessoalmente outros blogueiros mas, de regra geral, as pessoas vem e vão e não participam.

O que é Facebook, Orkut, MySpace, Linked-In?

– São redes sociais*, on-line. O cadastro é gratuito. Cria-se um perfil e convida-se os amigos para participarem. É uma boa maneira de encontrar pessoas das quais perdeu-se contato. É uma maneira eficiente de manter uma rede de pessoas em comum. A troca de ideias e informações fica a critério de cada usuário. A restrição de participantes também fica  a critério de cada participante.

O que é Twitter*?

– É como uma rede social mas com um limite de 140 caracteres por mensagem. Por isso também é chamado de microblog. É gratuito. A ideia e manter uma rede de pessoas atualizadas do que cada um está fazendo num determinado momento. Pode parecer pesado mas como fica a critério de cada um seguir quem “twitta”, já dá para ter uma ideia do que esperar. Ou seja, se a pessoa escolhe seguir uma revista ou um canal de tv, vai receber notícias típicas dessas mídias. Eu ainda não descobri onde me encaixo, confesso. Mas como leio muito, gosto de passar pra frente o que acho que vai ser de serventia para outras pessoas. A interação no Twitter se dá mais por meio de RT (retwitter), ou seja, uma pessoa remanda uma mensagem para seus seguidores. Não há  diálogos no Twitter. Essa não é a idea pelo o que eu entendi. Pode-se sim, mandar uma resposta particular, individual. Eu estou no @twi_tando. E já adicionei o Twitter aqui no TQG, na coluna da direita. Follow me.

Pois é, não sei até que ponto todas essas ferramentas aproximam as pessoas… A essência de cada um ainda está no que cada um é e não, necessariamente, no que cada um escreve. É comum imaginar como pode ser um(a) blogueiro(a) na “vida real” e, quando o(a) conhecessemos não são como imaginamos. São introspectivos(as), calados(as) ou mesmo evitam um contato pessoal. Mas, como tudo no mundo virtual e real, não tem regra.

*Definições da Wikipedia, em português

0 Responses to “Vamos lá!”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

A La Carte Paper Solutions

TWITTER – O ANDA ACONTECENDO NO MEU ATELIE?

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

E HOJE É DIA…

julho 2009
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

QUEM ANDA COMENTANDO NO TQG:

bellavida em Eu era feliz e sabia : )
Odila Nunes em Eu era feliz e sabia : )
lovetz.org em Calcinha Exocet
Carla Cristina. em Maria sem vergonha!
Sandra mendonça em Crocs upgrade!

O QUE MAIS CLICAM NO TQG!

TQG STATS:

  • 227,091 já clicaram aqui desde abril de 2007!

TQG POR MÊS/ANO!

CATEGORIAS TQG:


