Brevidades

Enquanto eu não volto pra contar a “saga” sobre o lap top (que terminou, btw!YES!), conto sobre hoje.

Tinha muuuito tempo que eu não fazia brevidades.

Aliás, essa foi uma das primeiras receitas que aprendi. Lembro-me bem de quando morava no Rio (então eu podia ter, no máximo, 10 anos) e ía pro apartamento da vizinha (e eu nem simpatizava com ela…), só pra ajudar a fazer e comer, claro!

Como fui ao Costo e tive quem compra 36 ovos, comecei a procurar receitas com ovos. A mãe de um coleguinha vinha aqui buscar o filho que veio brincar com o meu, depois da escola. Então fiz brevidades para aproveitarmos e tomarmos um chazinho.

Pra minha surpresa eu não tinha muita Maisena (corn starch, em inglês) então fiz metade da receita e deram 12 bolinhos pequenos e 2 grandes. E falando em coisas do Brasil no mercado coreano já tem Maisena, do jeitinho que conhecemos : )

cimg6335

cimg63371

Pra quem quiser a receita (inteira), é muito simples e super rápida! Devo ter tirado da própria caixa de Maizena:

INGREDIENTES:

  • 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 3 ovos inteiros
  • 2 xícaras de chá de Maizena
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • açúcar de confeiteiro para polvilhar

MODO DE FAZER:

Ligue o forno em 180C/350F

Bata a manteiga ou margarina, com o açúcar, o sal e os ovos.

Adicione a Maizena e o fermento, misturando bem.

Distribua a massa em forminhas untadas e esfarinhadas, enchendo só até a metade (eu usei forma de mini-cupcakes).

Leve ao forno por, aproximadamente, 15 minutos.

Desenforme com cuidado enquanto quentes.

Polvilhe com o açúcar de confeiteiro e sirva em forminhas de papel.

Fato bem interessante sobre Maisena, da Wikipedia:

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Maisena (ou amido de milho) é uma farinha branca derivada do grão de milho (a palavra inglesa para milho é maize). O amido de milho serve para fazer mingau, sendo um excelente alimento para bebês. Também pode ser usado para prevenir assaduras, fazer cola (misturando com água) e ainda existem algumas receitas de tinta à base de maisena.

A origem da palavra é a marca comercial Maizena pertencente à empresa multinacional europeia Unilever. A palavra já foi incorporada à língua portuguesa, sendo adaptada às suas normas ortográficas com a troca da letra “z” pela “s”.

Uma das particularidades da Maisena ou amido de milho é não conter gluten, podendo por isso ser usado como substituto da farinha de trigo para as pessoas com doença celíaca.

maizena

9 Responses to “Brevidades”


  1. 1 Flavia 07/05/2009 às 9:08 PM

    Nunca comi desse bolinho tbem nao, vou tentar fazer com a Victoria.

    Ah, vc enconta dessa maizena no shoppers food warehouse, na ala de comidas internacionais, eu comprava lah.

    bjs

  2. 2 lucia 07/05/2009 às 8:00 PM

    Maizena com ‘S’? Nunca vou me acostumar com isso?

    E nao conheco esse bolinho, acho que nunca comi, mas ficou com uma cara gostosa!!!

    Bjos


Deixe um comentário

TWITTER – O ANDA ACONTECENDO NO MEU ATELIE?

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

E HOJE É DIA…

maio 2009
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

QUEM ANDA COMENTANDO NO TQG:

bellavida em Eu era feliz e sabia : )
Odila Nunes em Eu era feliz e sabia : )
lovetz.org em Calcinha Exocet
Carla Cristina. em Maria sem vergonha!
Sandra mendonça em Crocs upgrade!

O QUE MAIS CLICAM NO TQG!

  • Nenhum

TQG STATS:

  • 229,381 já clicaram aqui desde abril de 2007!

TQG POR MÊS/ANO!

CATEGORIAS TQG:


