Coisas da América que não entendo – 4

Imposto de Renda

Chega abril e não se fala de outra coisa!

E não que no Brasil seja diferente. Eu já sou do tempo da declaração on-line e isso foi em 1996! Desde então o  sistema tem se mostrado estável, seguro e é gratuito. Confesso que as restituições demoravam… mas saiam!

Aqui todo mundo parece ter um contador. E precisa entregar a ele(a) uma papelada insana para garantir as deduções. Como se o desconto na fonte já não fosse suficiente!

Vendem software pra quem quiser se arriscar sozinho… O que tem de anúncio na televisão. Sem falar nas matérias diárias.

Imagino que a arrecadação aqui seja infimitamente maior que no Brasil. Nem sei se aqui existe a tal economia informal como no Brasil. Claro que são ecomomias diferentes, com regras diferentes. Mas em matéria de automação tributária e eleitoral, acho que estamos anos luzes na frente. Sem falar no vocabulário: declaração, isenção, malha fina, pessoa física, pessoa jurídica, Leão. Não vejo o mesmo acontecer aqui… Ninguém duvida da complexidade do sistema tributário de cada país mas a impressão que fica é que aqui ninguém entende bem o que está acontecendo… Como funciona…

Alguém aí sabe explicar o porquê?

E AQUI o porquê do Leão ser o símbolo do IR.

4 Responses to “Coisas da América que não entendo – 4”


  1. 1 elena 21/04/2009 às 12:53 AM

    Eu e meu marido sempre faziamos nossa declaracao online la no Brasil. Aqui nao nos arriscamos com esses softwere que se vende por ai nao, pagamos um contador todos os anos sim (quase 500 dolares) pra fazer a nossa declaraçao…acho que aqui o sistema ainda tá bem arcaico e complicado pra qualquer cidadao normal fazer.
    Estados Unidos tem muito que aprender do Brasil.
    bjs,
    me


Deixe um comentário

TWITTER – O ANDA ACONTECENDO NO MEU ATELIE?

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

E HOJE É DIA…

abril 2009
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

QUEM ANDA COMENTANDO NO TQG:

bellavida em Eu era feliz e sabia : )
Odila Nunes em Eu era feliz e sabia : )
lovetz.org em Calcinha Exocet
Carla Cristina. em Maria sem vergonha!
Sandra mendonça em Crocs upgrade!

O QUE MAIS CLICAM NO TQG!

TQG STATS:

  • 229,936 já clicaram aqui desde abril de 2007!

TQG POR MÊS/ANO!

CATEGORIAS TQG:


