Namorar COM só em Belém do Pará

Desde que me entendo por gente meu pai fala isso e nunca procurei saber se, de fato, em Belém dizem namorar COM ao invés de namorar O/A.

Eu namoro COM João

Eu namoro O João

Agora, confesso que não entendo, ou talvez eu tenha mesmo perdido o bonde da gramática portuguesa (que foi mudada muito recentemente, btw), quando leio e escuto:

 – Fui NO médico

– Você vai NA festa?

O que aconteceu com as preposições de lugar?

– Fui AO médico.

– Você vai A festa?

 Alguém do Pará ou que saiba o que está acontecendo com a gramárica portuguesa pode esclarecer?

Obrigada!

Brasileira morando fora há 8 anos quer continuar falando e escrevendo corretamente…

Imagem

2 Responses to “Namorar COM só em Belém do Pará”


  1. 1 bellavida 14/11/2008 às 9:00 PM

    Oi Carla,

    que legal sua visita, obrigada!

    eu não acho que seja regionalismo não,viu? É errado falar/escrever ir NO médico… E, infelizmente, se fala assim pelo Brasil todo. É como dizer pra mim fazer, quando o correto é pr eu fazer. As pessoas se habituam a falar assim e acham que está correto.

    bjs e volte sempre!

  2. 2 baianices 14/11/2008 às 8:28 PM

    Oi Isabella,
    Cheguei aqui atraves da Denise e ja vim dar meu pitaco.
    Namorar com… ir no medico… sao coisas que se fala na maior parte do Norte/Nordeste. Nao faz pouco tempo e nem tem nenhuma relacao com a mudanca gramatical. E regionalismo mesmo.


Deixe um comentário

TWITTER – O ANDA ACONTECENDO NO MEU ATELIE?

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

E HOJE É DIA…

novembro 2008
S T Q Q S S D
« out   dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

QUEM ANDA COMENTANDO NO TQG:

bellavida em Eu era feliz e sabia : )
Odila Nunes em Eu era feliz e sabia : )
lovetz.org em Calcinha Exocet
Carla Cristina. em Maria sem vergonha!
Sandra mendonça em Crocs upgrade!

O QUE MAIS CLICAM NO TQG!

  • Nenhum

TQG STATS:

  • 231,092 já clicaram aqui desde abril de 2007!

TQG POR MÊS/ANO!

CATEGORIAS TQG:


