São tantas considerações…

Nossa, queria ter falado sobre as olimpíadas, Miami, o primeiro dia do Filhote na escola, passar algumas dicas pra frente, voltar a falar de autismo, do Brazil Day Festival…

Mas a troca de idéias sobre a campanha presidencial é a bola da vez:

pois é, li tudo o que vocês escreveram, matutei e, pra mim, que optei
por morar aqui e tenho um filho americano, penso no futuro dele.

Pra mim o Obama é um self-made man, um conceito americano extremamente
válido e acho que invejado em muitas partes do planeta.

As pessoas falam dos EUA, falam bem, falam mal mas aqui acaba sendo
referência pra tudo.

Não me importa se o Obama é negro ou não, ele me transmite ideais que
admiro: família (desestruturada ou não, como foi a dele), lealdade,
hard work, devolver ao país àquilo que o país ofereceu a você. Disse
tão bem JFK: don’t ask what your country can do for you but what you
can do for your country. São valores que eu, particularmente, cresci
sem. Foram-me oferecidos em casa, claro, mas nunca respaldados pelo
governo brasileiro. Muito pelo contrário. Taí a “lei de Gerson” pra
provar que em tudo tem que se levar vantagem.

Sou completamente pro-choice, a mulher tem que ter o direito sim de ter
acesso a uma clínica decente, segura, limpa caso seja sua opção não
querer ter um filho. Assim como todo cidadão deveria ter direito à
educação, saúde, segurança. E não basta uma constituição como a
brasileira que “assegura” tudo isso mas não deliver.

Corporate America foi o que tranformou os EUA no que são hoje, não dá
pra fugir do espírito capitalista. Mas essa coisa republicana de evil,
de NRA, de criacionismo, de xenofobia, de falso puritanismo, por favor!
niguém ageunta mais!

Eu não quero que meu filho seja educado acreditando que Deus castiga,
que abraçar um amiguinho na escola é uma vergonha, que ele tenha que
acreditar em abstinência como única forma de prevenção, que ter raízes
em outros países (como o Obama) seja um fator questionável do caráter e
do patriotismo dele. Que sua única opção escolar seja acreditar em Adão
e Eva. Que entidades como a KKK sejam aceitáveis. Que invadir países se
baseando em fatos fabricados seja a regra e que se você não apoia a
guerra você está do lado do inimigo. Que aquecimento globar é invenção.
Que não respeitar convenções internacionais em causa própria é a saída
pra justificar Abu Grabis, Guantanamos, Patriot Acts… e isso é só a
pontinha do iceberg.

Essa visão simplista da vida já era. Nossos filhos vão herdar tudo
isso. Então é nossa responsabilidade escolher e mudar o que não dá mais
pra aceitar assim, sem questionamento.

Enfim, isso é papo pro resto da vida. Por enquanto faço aqui a minha
parte de mãe, trabalhadora, mulher e OBAMA GIRL!

É que tô cansada dessa coisa de que o mundo é “branco” e ocidental.
Onde já se viu, isso? As pessoas esquecem de amadurecer? De aceitar?
De ter compaixão? De aprender com o passado?

Também não acho certo, por exemplo, generalizações de que americano é
gordo, só sabe comer fast-food, se veste mal, é ignorante e só olha
pro próprio umbigo. Sabemos que não é assim mas que se não houver
mudança, se as pessoas não começarem a se dar conta do que as rodeia,
corre-se o risco mesmo das generalizações se tornarem cada vez mais
reais. Usar da “ignorância” das pessoas pra vender uma proposta
política não é nenhuma novidade. Só acho que o povo americano é bem
mais inteligente que isso.

No WP de hoje tem uma matéria sobre entrevistas que foram feitas com
Bush durante seu governo e ele tem a capacidade de mentir, de deceive
o povo e agora vai deixar 2 guerras muito caras nas mãos do próximo.
Porque o Afeganistão é tanto um abacaxi, quanto é o Iraque. As
declarações da Condoleza Rice parecem dadas por um estudante
primário. Sem falar no Chenney! Ninguém merece um VP tão bitolado.
Bom, pensando bem, o McCain fez sua escolha bitolada…

Sei não, eu não estava aqui no 9/11 mas já sabia que viria pra cá a
trabalho. Achei que essa era a grande oportunidade do povo americano
de mostrar a que vieram porque sabemos que eles são capazes de
superar problemas, tem aparato, tecnologia, dinheiro. Mas não… na
minha humilde opinião se fecharam e a xenofobia parece que piorou e
se sentiram na obrigação de começar uma guerra pra justificar
contratos bilionários (leia-se Haliburton) e manter a “calma” por
aqui e manter as SUVs de cada dia, as casas e os mortgages, os
shoppings, os sales. Esqueceram de avisar que crises energéticas
fazem parte da realidade tanto quanto filmes de Hollywood, assim como
foreclosures e falências…

Quando o Obama diz “change”, é nisso tudo que penso. De mudanças
profundas que precisam ser feitas agora, pelas pessoas inteligentes
desse país.

Acho que deve ser por isso que não tenho conseguido dormir
ultimamente… Muitas coisas micro e macro acontecendo…

Vamos lá, gente, vocês que tem o poder do voto, pensem BEM no dia 4.

E não estou me candidatando a nada não, viu? Tô com meu estoque de
sarna bem cheio : )

5 Responses to “São tantas considerações…”


  1. 1 bellavida 12/09/2008 às 10:22 PM

    Obrigada, Simone! Nem tem como não ficar animada com essa campanha.

    Mas Miami ajudou muito também ; )

    bjs

  2. 2 Simone Talarico Ross 12/09/2008 às 10:07 PM

    Bom saber q vc está de volta, e com muita energia!!!


Deixe um comentário

TWITTER – O ANDA ACONTECENDO NO MEU ATELIE?

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

E HOJE É DIA…

setembro 2008
S T Q Q S S D
« ago   out »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

QUEM ANDA COMENTANDO NO TQG:

bellavida em Eu era feliz e sabia : )
Odila Nunes em Eu era feliz e sabia : )
lovetz.org em Calcinha Exocet
Carla Cristina. em Maria sem vergonha!
Sandra mendonça em Crocs upgrade!

O QUE MAIS CLICAM NO TQG!

  • Nenhum

TQG STATS:

  • 230,618 já clicaram aqui desde abril de 2007!

TQG POR MÊS/ANO!

CATEGORIAS TQG:


