Engajamento político

Não me considero uma pessoa politizada. Procuro saber o que está acontecendo e pronto. Mas sinto falta de entender melhor o sistema político brasileiro e, hoje em dia, o americano. Passamos tanto tempo na escola e eu, pelo menos, não me lembro de ter aprendido nada a respeito do assunto. Espero que isso tenha mudado.

Admiro muito uma amiga brasileira que mora em New Hampshire e se engajou completamente na campanha do Barack Obama por lá.

Ainda não voto no sistema eleitoral americano mas fiz questão de transferir meu título brasileiro pra cá pra poder votar pra presidente.

No dia em que fui ver Atonment, peguei um táxi e, na hora, reconheci o taxista. Um senhor que já havia me levado ao shopping há seis meses atrás. Na época ele estava vendendo bumper stickers contra a Hillary Clinton (não, eu não comprei um). Ele tinha toda uma estratégia e resolvi perguntar como estava indo a “campanha” dele. Ele disse que ía bem mas sem muit convicção… E eu disse que não entendia essa coisa toda de primaries e caucases e que tinha até olhado no dicionário pra ver o que significava. E ele: – o que significa? E eu não usei exatamente a definição abaixo mas algo parecido:

A caucus is most generally defined as a meeting of supporters or members of a political party or movement. The exact definition varies among many different countries. (Wikipedia)

Ele também me disse que nunca  havia se interessado por política antes e confesso que não sei porque no Brasil o voto é obrigatório e aqui não. Alguém aí sabe?

1 Response to “Engajamento político”


  1. 1 Fernanda 10/01/2008 às 6:16 AM

    Talvez seja porque os brasileiros precisam ser obrigados a votar pra sair de casa e exercer sua cidadania. Talvez seja porque os americanos são atentos ao que acontece em seu país (sabem o nome de seu presidente, ao menos) e não precisam de uma lei que os obrigue a a votar. Talvez seja porque a democaracia no Brasil é uma coisa muito recente e o povo não está acostumado, nem é ensinado na escola que votar significa escolher o destino de seu país, significa atuar significativamente para mudar o futuro da nação.

    Pra falar a verdade, não faço a mínima idéia do porquê, mas acredito que tenha a ver com a história e a cultura dos dois países. Os Estados Unidos foram “fundados” por pessoas que já tinham uma idéia de nação anterior (a Inglaterra) e é natural que certos conceitos estejam mais amadurecidos. Já o Brasil foi uma colônia explorada. Daí imagina-se que os conceitos de democracia e atuação massiva em favor de um bem maior sejam menos desenvolvidos.

    Me empolguei na resposta, né? hehehehehe

    Beijos! 🙂


Deixe um comentário

TWITTER – O ANDA ACONTECENDO NO MEU ATELIE?

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

E HOJE É DIA…

janeiro 2008
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

QUEM ANDA COMENTANDO NO TQG:

bellavida em Eu era feliz e sabia : )
Odila Nunes em Eu era feliz e sabia : )
lovetz.org em Calcinha Exocet
Carla Cristina. em Maria sem vergonha!
Sandra mendonça em Crocs upgrade!

O QUE MAIS CLICAM NO TQG!

  • Nenhum

TQG STATS:

  • 231,092 já clicaram aqui desde abril de 2007!

TQG POR MÊS/ANO!

CATEGORIAS TQG:


