Eu cá pa dentro…

dô notícia de nada não!Sá Rita

Rita foi a empregada da minha avó desde que me conheço por gente. Ela teve dois filhos: Rosimeire e Luiço (Lúcio). Agora que me ocorreu falar sobre ela, me dei conta que nunca soube seu sobrenome… e quem era o pai dos filhos dela, de onde ela era… Acho que criança não presta atenção nessas coisas… não sei…

Só sei que Sá Rita, como muitos dos meus tios a chamavam, cozinhava divinamente uma autêntica comida mineira! Um arroz feito em panela de pedra sabão que só ela sabia fazer! Uma galinha ao molho pardo, um lombo com batatas, um bife a milanesa, picadinho com quiabo e angu e um feijão preto de comer ajoelhado, como dizem por aí! Pensando bem isso nem parece comida que criança gosta mas eu comia tudo e repetia.

E gostava da mesa posta, com toalha e guardanapos combinando, talheres de prata com descansos, um belo galheteiro e a baixela com a comida da Rita! Eram assim os almoços e jantares na casa da minha avó em Belo Horizonte.

E a Rita dizia coisas engraçadas, como a frase acima. E que entraram para o cotidiano da família e que quando falo “eu cá pa dentro” com meus irmãos, por exemplo, eles entendem na hora o que quero dizer! Virou uma espécie de código, de cumplicidade.

A Rita também dizia “barrer” ao invés de varrer, “trenço” ao invés de lenço  e “bremeio” ao invés de vermelho. Ela acreditava que as pilhas de um rádio é que selecionavam a música que tocava na estação e quando tocava uma música que ela não gostava, ela dizia: tá precisando de trocá as pias desse rádio!

Rita era uma mulher paciente com aquela quantidade de crianças azucrinando a vida dela!

Rita, se eu nunca lhe disse um “muito obrigada”, digo agora!

4 Respostas to “Eu cá pa dentro…”


  1. 1 Maria Elena 30/04/2007 às 8:03 PM

    Isabella,
    Oops…deixei o comentário daqui no post de baixo.
    Falha nossa(minha).
    Sorry.
    O seu blog tá otimo.
    bjos,
    me


Deixe um comentário




E HOJE É DIA…

abril 2007
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

QUEM ANDA COMENTANDO NO TQG:

bellavida em Eu era feliz e sabia : )
Odila Nunes em Eu era feliz e sabia : )
lovetz.org em Calcinha Exocet
Carla Cristina. em Maria sem vergonha!
Sandra mendonça em Crocs upgrade!

O QUE MAIS CLICAM NO TQG!

  • Nenhum

TQG STATS:

  • 243.847 já clicaram aqui desde abril de 2007!

TQG POR MÊS/ANO!

CATEGORIAS TQG: